Um em cada três adultos no mundo tem hipertensão segundo OMS


28 de maio de 2012

O último relatório com estatísticas mundiais na área da saúde, publicado este mês pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mostra que 1 a cada 3 adultos no mundo tem hipertensão arterial sistêmica, enquanto que 1 a cada 10 tem diabetes mellitus. Estes novos dados refletem um aumento dramático destas condições, principalmente em países de baixa e média renda.

Estatística mundial da saúde 2012 - Organização Mundial da Saúde

Estatística mundial da saúde 2012 - Organização Mundial da Saúde. Imagem: WHO

Entre países de alta renda, o alcance ao diagnóstico e tratamento se reflete em uma redução significativa da HAS e de doenças cardíacas.

Grande parte do problema é consequência do aumento na taxa de obesidade no mundo inteiro. Entre 1980 e 2008, o número de casos de obesidade dobrou e hoje, meio bilhão de pessoas (12% da população mundial) são consideradas obesas. As maiores taxas estão nas Américas, onde 26% dos adultos são obesos, enquanto que o Sudeste da Ásia apresenta as menores frequências de obesidade (3%).

O World Health Statistics é a publicação mais abrangente sobre estatísticas relacionadas a doenças e traz informações de 194 países sobre mortalidade, doenças, expectativa de vida, entre outros. Para ler o relatório completo com informações estatísticas completas sobre hipertensão arterial, diabetes e outras doenças, clique aqui. 

maio 29, 2012 by

Comments Closed