Um paciente com uma massa no coração


 Os casos clínicos publicados nesta seção são casos fictícios baseados em relatos da literatura. As respostas são publicadas na semana seguinte, juntamente com um novo caso. Para que todos possam acompanhar a discussão, favor publicar sua hipótese diagnóstica em uma das caixas de comentários abaixo. 

Um paciente de 56 anos de idade é trazido à emergência após perda de consciência durante exercício (futebol). O episódio ocorreu após correr alguns metros, e foi seguido de recuperação completa em menos de 1 minuto. O paciente relata que vem apresentando nos últimos dois meses dispneia progressiva aos esforços. Ao ser questionado, nega outros sintomas e fora o quadro atual, é hígido e não faz uso de nenhum medicamento.

Ao exame, está consciente e orientado com PA 125 X 75 mmHg e pulso 92 bpm. O exame segmentar é normal, incluindo a auscuta cardíaca e o exame neurológico.

Hemograma, bioquímico, eletrocardiograma e radiografia de tórax realizados na emergência estão normais, porém a velocidade de hemossedimentação é de 40 mm. Um ecocardiograma transtorácico mostra uma massa ecogênica em átrio direito com dimensões de 4 X 6 cm, conectada à porção inferior do septo interatrial por um pedúnculo e prolapsando através da válvula tricúspide para o átrio direito.

Um paciente com uma massa no coração

Ecocardiograma bidimensional mostra massa ecogênica em átrio direito prolapsando através da válvula tricúspide. Imagem: Cardiovascular Ultrasound. Licença Creative Commons.

 

Um paciente com uma massa no coração

Ecocardiograma tridimensional mostra a massa em átrio direito. Esta reconstrução da imagem em 3D define melhor o contorno da massa e confirma sua fixação (seta) ao septo interatrial  na borda da fossa oval. Imagem: Cardiovascular Ultrasound. Licença Creative Commons.


 

 

Clique aqui para o diagnóstico deste caso

out 28, 2012 by

Envie seu comentário (não utilize este formulário para envio de dúvidas)

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>