Uma paciente com edema massivo de língua


 Os casos clínicos publicados nesta seção são casos fictícios baseados em relatos da literatura. As respostas são publicadas na semana seguinte, juntamente com um novo caso. Para que todos possam acompanhar a discussão, favor publicar sua hipótese diagnóstica em uma das caixas de comentários abaixo. 

Uma paciente de 53 anos procura o pronto-socorro por edema de face com 30 minutos de evolução. Durante a triagem, nega outros sintomas como prurido ou dispneia, ingesta de alimentos diferentes do habitual ou picadas de insetos. Diz ser hipertensa, em uso de lisinopril há 10 meses. Após determinar que o caso não é uma emergência, o funcionário da triagem pede que a paciente aguarde o atendimento.

Duas horas depois, a paciente se dirige novamente à triagem com dificuldade para falar, dispneia e estridor. O edema de face piorou consideravelmente e há edema massivo de língua.

Uma paciente com edema massivo de língua

Edema massivo de língua à admissão. Imagem: ®AAFP. Reprodução permitida para uso não-comercial.

A equipe de plantão atende a paciente, inicia oxigênio por cateter nasal e administra adrenalina intramuscular. A frequência respiratória é de 25 mpm e a PA 110X75 mmHg.  Há edema não-depressível de língua, pálpebras e lábios e o exame cutâneo não mostra eritema ou sinais de urticária.

Sem resposta após 5 minutos, a equipe repete a adrenalina e administra metilprednisolona, difenidramina e ranitidina. Após 10 minutos, sem resposta aos medicamentos, a dificuldade respiratória piora e a paciente é entubada com bastante dificuldade e transferida para a UTI onde é mantida com as medidas iniciais e infusão contínua de adrenalina. Após 2 horas, começa a mostrar sinais discretos de melhora do edema que desaparece após 24 horas.

Qual as hipóteses diagnósticas para este caso?

CLIQUE AQUI PARA O DIAGNÓSTICO

nov 18, 2012 by

Envie seu comentário (não utilize este formulário para envio de dúvidas)

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>