A história do estetoscópio


O estetoscópio foi inventado pelo médico francês René Laennec em 1816. De papel, o primeiro estetoscópio teria sido um instrumento improvisado em uma necessidade momentânea e elaborado a partir do conhecimento de acústica e da capacidade de observação de Laennec.

 

A história do estetoscopio

Laennec examina um paciente com um estetoscópio na presença de estudantes. Pintura de Théobald Chartran. Imagem: Wikimedia Commons.

 

Em 1819, na publicação intitulada De l’Auscultation Médiate ou Traité du Diagnostic des Maladies des Poumons et du Coeur onde descreve o instrumento pela primeira vez, Laennec relata (1):

“Em 1816, eu fui procurado por uma jovem senhora que sofria com sintomas gerais de doença cardíaca no caso o qual a percussão e a aplicação da mão eram de pouca valia dado o grande volume de gordura. Sendo inadmissível o uso do outro método já mencionado (auscuta direta)  devido à idade e ao sexo da paciente, aconteceu de lembrar um fato simples e bem conhecido de acústica (…), a grande distinção com a qual nós escutamos o arranhão de um alfinete de um lado de um pedaço de madeira quando aplicamos o ouvido no outro lado. Imediatamente, com esta lembrança, eu enrolei um pedaço de papel de maneira a formar um cilindro e encostei um lado na região do coração e o outro no meu ouvido e não foi pequena a minha surpresa de ver que eu conseguia perceber a ação do coração de uma maneira muito mais clara e distinta do que eu já tinha sido capaz de perceber.”

Após esta observação, Laennec desenvolveu o primeiro estetoscópio de madeira, formado por um tubo cilíndrico de 25 X 2,5 cm. Mais tarde, refinou sua invenção com a construção do instrumento em três partes desmontáveis.

historia do estetoscopio 2

Um dos primeiros desenhos de um estetoscópio, feito por Laennec em 1819. Imagem: Wikimedia Commons.

 

Laennec também cunhou o nome estetoscópio a partir das palavras gregas stethos (peito), e skopein (examinar).

Como muitos conceitos novos na medicina, o estetoscópio foi recebido inicialmente com ceticismo. Na época, o método aceito de auscuta era através da colocação do ouvido diretamente no tórax do paciente. Somente dois anos após a descoberta, o estetoscópio seria citado pela primeira vez no New England Journal of Medicine por ocasião de uma revisão do seu tratado no qual descreve a invenção do estetoscópio (2). O próprio fundador da American Heart Association, L. A. Connor (1866-1950), teria tido como hábito carregar um lenço de seda para colocar sobre o tórax dos pacientes para realizar auscuta direta com seu ouvido (3).

 

Referências

  1. Laennec, R. T. H. (1819) De l’Auscultation Médiate ou Traité du Diagnostic des Maladies des Poumons et du Coeur. Paris: Brosson & Chaudé
  2. De Pauscultation mediate ou traité du diagnostic des maladies des Poumons et du Cœur, fondé principalement sur ce nouveau moyen d’exploration. N Engl J Med Surg 1821; 10:265-293. Link para o artigo. 
  3. Bloch H. The inventor of the stethoscope: Rene Laennec. Journal of Family Practice Aug. 1993: 191.

ago 11, 2015 by

Comments Closed